O que significa paraceratose no resultado de exame citopatológico de colo de útero?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Paraceratose é um processo anormal da maturação da das células epiteliais, onde ocorre a retenção de núcleos na camada córnea, caracterizando um processo incompleto de queratinização das células superficiais do epitélio. É a persistência dos núcleos dos cenatinócitos dentro do stratum corneum (camada cornificada) da pele. Paraceratose é normal no epitélio da membrana mucosa verdadeira da boca e vagina. Em relação à etiologia da paraceratose esta pode ser proveniente de uma injúria química, biológica ou física no epitélio.

Estudo realizado em um Departamento de Obstetrícia e Ginecologia nos Estados Unidos teve como objetivo determinar se a hiperceratose/paraceratose encontrada em um teste de Papanicolau normal esteva ou não associada a anormalidades após avaliação compreensiva. Neste estudo de coorte retrospectivo foram identificadas 566 mulheres com hiperceratose/paraceratose em esfregaços de Papanicolau de um período de 7 anos. Todas as mulheres foram submetidas a esfregaços repetidos de Papanicolau, coloscopia, e biópsia. Os autores concluíram que a hiperceratose/paraceratose em um teste normal de Papanicolau está associada com mudanças de baixo grau, particularmente entre mulheres em idade reprodutiva.

Os especialistas orientam que a coleta do exame citopatológico de colo de útero deve ser anual e a paciente não necessita de investigação complementar.

ASSUNTO(S)

apoio ao diagnóstico enfermeiro x86 esfregaço de papanicolau / colpocitologia oncótica anormal paraceratose teste de papanicolaou enfermeria prevenção e controle do câncer

Documentos Relacionados