O que o Agente Comunitário de Saúde pode fazer para ajudar pacientes alcoolistas a iniciar e manter tratamento adequado?

AUTOR(ES)
FONTE

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

O Alcoolismo é um problema de saúde pública no Brasil e muito pode ser feito pelos ACS com a intenção de diminuir os desfechos negativos gerados pelo abuso do álcool (violência, acidentes, desestruturação familiar, etc.).

Existem duas intervenções que se mostraram bastante efetivas para reduzir o consumo de álcool e para prevenir recaídas. Intervenções breves com aconselhamento sobre redução e parada do uso de álcool realizadas pelo médico de família mostraram-se efetivas para a diminuição do consumo de álcool. Além disso, a participação nos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA) foi efetiva em conscientizar os pacientes para manterem-se e para aceitar o tratamento.

Então, é papel fundamental do ACS orientar que os pacientes alcoolistas consultem com o médico da unidade e informar o médico que aquele paciente é alcoolista. Além disso, os pacientes devem ser incentivados a participar de grupos de AA, tanto para iniciar tratamento, quanto após internação ou tratamento.

É importantíssimo que pacientes alcoolistas quando resolverem parar de beber estejam sob acompanhamento médico, pois a abstinência ao álcool nos primeiros dias pode trazer problemas sérios (crises de hipertensão arterial, vômitos, dores abdominais, alucinações, tremores, convulsões e em casos mais raros e graves até mesmo a morte). Estes problemas podem ser evitados com a medicação adequada.

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento agente comunitário de saúde agentes comunitários de saúde alcoolismo a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência

Documentos Relacionados