O processo de autoria na cultura digital: a perspectiva dos licenciandos em matemática

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/06/2012

RESUMO

Nesta pesquisa o tema central é o modo de produzir, isto é, o que, como produzir na cultura digital para trabalhar na educação. Procuramos estudar essa temática a partir da investigação e análise de um curso de licenciatura desenvolvido pela Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, por meio das produções realizadas pelos discentes nas disciplinas, em projetos de pesquisa e nas escolas de ensino fundamental e médio. A problemática que motivou os estudos partiu da necessidade de compreender o processo de constituição da autoria dos alunos do curso de licenciatura em Matemática no tocante ao desenvolvimento do trabalho educativo com as Tecnologias da Informação e Comunicação na cultura digital de forma a entender os sentidos e significados que os discentes dão aos produtos dos trabalhos realizados por eles. Este trabalho caracteriza-se pela abordagem qualitativa, adotando como natureza do estudo uma visão construtivo-interpretativa do processo de produção do conhecimento, considerando os aspectos histórico-culturais dos sujeitos da pesquisa, que requer do pesquisador a todo momento, no processo de investigação, a interpretação, tendo esta como marco referencial para a sua construção teórica. Foram tomados como instrumentos para produção de informações e reflexões o questionário aplicado a dezenove participantes, com o objetivo de conhecer as características socioculturais dos discentes, possibilitando vislumbrar os significados e sentidos das maneiras em que os discentes aprendem e produzem o trabalho com as TIC. A entrevista, com onze sujeitos que quiseram continuar a contribuir com a pesquisa, o que possibilitou entender que as produções dos pesquisados são produto do aprendizado matemático, o qual contém fortes elementos da modelagem matemática. Por fim, a análise documental, produções dos graduandos com intuito de ensinar e aprender Matemática, possibilitando compreender que a atividade criadora está no licenciando em três tempos de produção: o reprodutivo, o articulativo e o inventivo. Dela observamos ainda três momentos para a aprendizagem docente no tocante à produção: A modelagem matemática no planejamento da atividade educativa com o computador, A modelagem matemática na implementação ambiente de simulação e A modelagem matemática na interação com os alunos do ensino fundamental e médio. Os resultados da pesquisa mostram que a cultura digital está aos poucos chegando às disciplinas do curso de licenciatura em Matemática. Constatamos que nela a categoria modo de produção é central para a explicação da própria existência humana, pois o sujeito tem de aprender o processo de desenvolvimento real dos homens realizados sob as condições históricas. Averiguamos que há uma ruptura entre trabalho, produto e autoria por parte dos pesquisados. Possibilitou, ainda, compreender que se pode conceituar modelagem matemática como ambiente de simulação 4D: Dialógica, Diversa, Datada e Dinâmica, o que no âmbito da singularidade do sujeito provoca uma maneira de apropriar e participar na cultura e na história.

ASSUNTO(S)

cultura digital formação inicial de professores modelagem matemática educacao professores formação tecnologia educacional matemática estudo e ensino digital culture initial teacher training mathematical modeling

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