O oratório poético de Alphonsus de Guimaraens :: uma leitura do Setenário das Dores de Nossa Senhora
AUTOR(ES)
Eduardo Horta Nassif Veras
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Este trabalho propõe uma associação entre a arquitetura de Setenário das Dores de Nossa Senhora, de Alphonsus de Guimaraens, e a forma do oratório musical. Mais que uma coleção de poemas, essa obra apresenta uma estrutura significativa. Dessa forma, tanto a estruturação das partes - sete capítulos emoldurados por duas composições: uma de abertura e outra de encerramento - quanto a configuração discursiva dos poemas são analisados na dissertação. Marcado pela ânsia mística de vivenciar as Dores de Maria e pelo reconhecimento da insuficiência da linguagem, o comportamento do sujeito poético ora se identifica ao gênero recitativo, ora ao gênero ária. Em alguns momentos, o foco se desliga da narrativa bíblica e se volta para o próprio sujeito poético, que, então, reconhece-se incapaz de vivenciar poeticamente as Dores de Nossa Senhora. Essa situação ambivalente empresta à obra um caráter melancólico, que é pensado, neste trabalho, à luz das reflexões de Sigmund Freud e Giorgio Agamben. A estrutura da obra e o comportamento da voz poética são, finalmente, interpretados como um retrato da condição do poeta simbolista, caracterizada pelo conflito insolúvel entre a busca pela vivência poética do Mistério e o reconhecimento da precariedade da linguagem.
ASSUNTO(S)
guimaraens, alphonsus de, 1870-1921 setenário das dores de nossa senhora crítica e interpretação teses. melancolia na literatura teses. simbolismo na literatura teses. oratorios teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7NWF4VDocumentos Relacionados
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