O JOGO DE PAPÉIS (RPG) COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo estudar a utilização do jogo de papéis (RPG) como tecnologia educacional em apoio ao processo de aprendizagem no Ensino Médio. Partimos da conceituação do jogo, sob a ótica de autores como Brougère (1998), Huizinga (2007), Silva (2005) e em seguida, passamos a explicar o que é e como funciona o Jogo de papéis (RPG). Resgatamos algumas obras brasileiras relacionadas ao RPG e à educação. Buscamos a compreensão das práticas pedagógicas na educação contemporânea. Verificamos, a partir das leituras sobre sociedade do conhecimento, mudanças tecnológicas e reflexos na educação, tecnologia educacional, práticas educativas, resistência à mudança, aprendizagem colaborativa, que existe uma diferença entre como os jovens aprendem (ou deveriam aprender) nas salas de aula, e como os jovens aprendem em situações mais flexíveis, mesmo na escola. Por meio de questionários, diário de bordo e audiogravações, verificamos o comprometimento e envolvimento dos alunos em sessões de jogo de RPG em situações voluntária e compulsória. Constatamos que, quando utilizado em um ambiente fora do estruturado em aulas, com a possibilidade da escolha voluntária, o RPG traz outros elementos que contribuem para o processo de aprendizagem.

ASSUNTO(S)

educacao ensino médio jogo de papéis collaborative learning aprendizagem high school rpg, technology tecnologia rpg teaching practice

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