O indio Karaja no imaginario do povo de Luciara - MT

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

Filiados à Análise do Discurso de linha francesa, teoria que propõe a análise dos processos de constituição dos sentidos e dos sujeitos, buscamos através deste trabalho atingir os sentidos presentes no discurso sobre o índio Karajá, considerando que há uma relação constitutiva entre o dizer e sua exterioridade. Para isso, tomamos para análise alguns enunciados produzidos por três gerações de moradores do município de Luciara-MT, já que eles viveram momentos e modos diferentes de contato. Acreditamos que este método de ler os seus dizeres sobre o índio nos possibilita perceber como estão produzindo sentidos historicamente. Detivemos nosso olhar na negação, nos enunciados divididos e na comparação, já que são vestígios presentes em muitas seqüências discursivas do corpus que analisamos e um estudo sobre estes funcionamentos contribui para a nossa compreensão sobre o modo como estas gerações tecem o seu discurso sobre o índio Karajá. Além disso, levantamos os estereótipos presentes nesse discurso. Se, por um lado, pudemos observar o quanto se repetem e se impõem os sentidos carregados de negatividade, que excluem o índio, por outro, percebemos sutis fissuras nesse discurso em que sentidos diferentes disputam este espaço de significações. O que, ao nosso ver, aponta para o fato de que temos um deslocamento discursivo, sintoma de que não estamos fadados à reprodução e à fixidez dos sentidos Résumé: Suivant la tradition française de l Analyse du Discours, théorie qui propose l analyse des processus de la constitution des sens et des sujets, on cherche, à travers de ce travail, à atteindre les sens présents dans le discours sur I indien Karajá, considerant qu il existe une relation constitutive entre le "dire" et son extériorité. Dans notre analyse, on prend comme corpus, quelques énoncés produits par trois générations d habitants du municipe de Luciara-MT, car ils ont vécus dans des moments historiquements differents. Cette méthode de "Iire" les "dires" sur l indien va nous permettre de percevoir comment ils produissent des sens historiquement. On s est arreté sur la négation, dans les énoncés divisés et sur la comparaison, parce qu ils sont présents dans la plupart de séquences discursives du corpus et I étude sur ce fonctionnement contribue pour la compréhension sur la façon de tisser le discours sur I indien Karajá de ces trois générations. Par ailleurs, on fait ressortir les stéréotypes qui se trouvent dans lê discours. Ceci fait, d un côté on a pu observer la reitération et la domination dês sens chargés de valeur négative qui ont la fonction de rejetter I indien et d un autre côté, on perçoit de fissures três subtiles dans ce discours ou de sens différents disputent cet espace de significations, ce qui, selon nous, montre le fait que nous sommes en présence d un déplacement discursive, signalisant qu on n est pas tout simplement lié à la reproduction et à la rigidité des sens

ASSUNTO(S)

indios da america do sul analise do discurso imaginario

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