O herói desmascarado: a imagem do masculino nos editoriais da revista inglesa "Arena Homme Plus" entre 1995 e 2007 / The unmasked hero: the image of the masculine in editorials of british magazine Arena Homme Plus between 1995 and 2007
AUTOR(ES)
Mário Antônio Pinto de Queiroz
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
O objetivo deste estudo é analisar como os editoriais de moda refletem a imagem do homem no final do século XX e início do XXI, discutindo como se dá a relação moda versus o herói no universo masculino. A intenção é discutir se a moda masculina através das imagens elaboradas para esta publicação aponta transformações no comportamento do masculino e se ainda preserva traços conservadores, restritivos às novidades nos trajes e no comportamento do homem. A revista escolhida Arena Homme Plus é uma das únicas publicações do mundo dedicada exclusivamente à moda masculina. Esta publicação inglesa, que abrange as grandes grifes da Europa e dos Estados Unidos, circula em todo o mundo apresentando trabalhos de estilistas, fotógrafos, produtores, influenciando a indústria da moda e seus consumidores. O presente estudo parte dos primórdios da fotografia de moda, quando, por volta dos anos 20, fotos começam a substituir croquis. A pesquisa aponta o jornalismo voltado ao masculino desde o século XIX, passando pelas revistas masculinas com ensaios de nus femininos até chegarmos ao nosso objetivo maior: as revistas de moda masculina dos últimos anos da década de 1990 e do início deste terceiro milênio. Nessas publicações o foco está nos ensaios fotográficos, como eles revelam os principais fotógrafos contemporâneos e como são produzidos pelos profi ssionais de moda. Os editoriais de moda representam o maior conteúdo da revista Arena Homme Plus e cada edição pode trazer até seis, o que representa em média quarenta fotos. Os editoriais escolhidos são os mais significativos para a discussão do herói, pesquisando as diversas faces do homem nesta virada de milênio. O instrumental teórico utiliza os conceitos de imprinting, imaginário e noosfera, de Edgar Morin. A base teórica da análise segue a linha da semiótica no campo de discussão sobre a cultura, mais especificamente sobre a moda. Conclui-se que a imagem do homem se estilhaçou numa palheta de grandes variações e que não há como tentar resumir o masculino como um único segmento, o que as revistas de moda de vanguarda, como a Arena Homme Plus, já não considera há tempos
ASSUNTO(S)
mens fashion magazines comunicacao revistas de moda masculina modelos (pessoas) fashion photographs jornalismo sobre moda imagens do masculino fotografias de moda arena homme plus (revista) revistas masculinas images of the masculine
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6623Documentos Relacionados
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