O gestual humano e o barroco mineiro a luz dos estudos de François Delsarte / The human gesture and the brazilian baroque of Minas Gerais to light of the studies of François Delsarte
AUTOR(ES)
Carolina Romano de Andrade
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
A presente dissertação baseia-se no legado de François Delsarte, para estudar analiticamente e procurar entender a dramaticidade e expressividade do gestual humano nas pinturas barrocas de igrejas de Ouro Preto-MG. Analisamos minuciosamente o forro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, pintado por Lourenço Petriza. Procuramos relacionar as idéias de Delsarte para entender as emoções impressas nas pinturas deste forro. Ademais, elaboramos uma composição cênica que procura sintetizar a poesia de tudo que vivemos nesta pesquisa, que examinou e agregou elementos pictóricos, pesquisa de campo e a subjetividade artística como inspiração fundamental para nossa criação coreográfica.
ASSUNTO(S)
barroco baroque criação artistica dance teatro theater dança artistic creation
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000412789Documentos Relacionados
- Iconofotologia do barroco Alemão
- François Delsarte e a Dança Moderna: um encontro na expressividade corporal
- O congresso mineiro e a educação profissional em Minas Gerais: o ensino técnico primário
- A estética do labirinto: barroco e modernidade em Ana Hatherly
- As Contribuições da Pedagogia de François Delsarte para o Ensino da Dança Moderna