O Gênio Ródio de Alexander Von Humboldt
AUTOR(ES)
Silveira, Roberison Wittgenstein Dias
FONTE
Soc. nat.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-04
RESUMO
Neste artigo analisaremos o Gênio Ródio de Humboldt e as implicações filosóficas da sua publicação. A tarefa essencial consiste em delinear as possibilidades interpretativas e o caráter filosófico-sistemático da obra, ponderando as possibilidades interpretativas desta publicação em suas muitas modificações ao longo da vida de Humboldt. Considerando o importante debate estético do período e a forma como razão e sensibilidade se tornaram mutuamente dependentes na solução idealista romântica, o artigo visa esclarecer a dimensão representativa do Gênio Ródio e sua importância na transformação que ocorreu entre os anos de 1795 (data da primeira publicação) e 1849 (data da última edição dos Quadros da Natureza). Ao final, adentrando o debate científico, estético e filosófico, teremos a oportunidade de ver como Humboldt, ao confluir em sua obra as modificações interpretativas do Gênio Ródio se tornou o primeiro a incorporar cientificamente o conceito de paisagem como duplo objetivo/subjetivo sob as bases do discurso estético-filosófico na construção de uma ciência do Cosmos.
ASSUNTO(S)
Documentos Relacionados
- O caráter exemplar da obra de Alexander von Humboldt
- Natureza, Ciência e Estética em Alexander von Humboldt
- A TOTALIDADE ENCANTADA: NATUREZA, CIÊNCIA E ARTE EM ALEXANDER VON HUMBOLDT
- Filosofia, arte e ciência : a paisagem na geografia de Alexander Von Humboldt
- Alexander Von Humboldt: viajante naturalista e entusiasta da harmonia da natureza