O fantástico em discussão: da tradição teórica às narrativas de Antonio Brasileiro.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Esta dissertação constitui-se numa tentativa de compreender como o conceito de fantástico se difundiu na teoria da literatura e a possibilidade de sua permanência no discurso literário contemporâneo. Para tanto, foi empreendida uma revisão da teoria através da qual esse termo foi divulgado e dos entraves que dela derivam. Ao examinar esse processo, buscou-se identificar que elementos possibilitavam reconhecer um texto como fantástico, os períodos aos quais este tipo de relato esteve associado e as razões pelas quais esse conceito ficou impossibilitado de abranger as narrativas que se desenvolveram no século XX. Dentre essas razões, a maior delas foi atribuída ao surgimento da psicanálise e, por esse motivo, procurou-se observar que tipo de relação a literatura fantástica trava com o discurso psicanalítico. Além disso, buscou-se estabelecer, com base nas teorias revisadas, em novas abordagens teóricas acerca do fantástico e, sobretudo, no próprio discurso da psicanálise, características que pudessem ser identificadas como fantásticas em narrativas contemporâneas, objetivando a reabilitação desse conceito. Para este estudo elegemos as narrativas de Antonio Brasileiro como objeto de abordagem.

ASSUNTO(S)

brasileiro, antonio literatura - história e crítica - teoria, etc literature - history and criticism - theory, etc literatura brasileira unconsciousness literatura fantástica inconsciente fantastic literature brasileiro, antonio

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