O espaço comunicativo no Teatro dos Satyros: o ator e o espectador / The communicational space of Satyros Theater: the actor and the spectato
AUTOR(ES)
Rodrigo Arrigoni
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Este trabalho analisa como o ator do Teatro dos Satyros desenvolve, por meio do processo criativo, a comunicação da obra com seu espectador. Duas foram as questões-chave que guiaram esta dissertação: 1) como é traçado o caminho da obra até o espectador? e 2) como é fabricado o espaço comunicativo (direcionador da comunicação) no processo? Acompanhamos, por quatro meses no ano de 2004, o processo criativo da Companhia de Teatro Os Satyros na montagem Transex. Por meio da crítica genética de base peirceana, analisamos esse processo até o momento do comunicar, ou seja, até a instauração do espaço comunicativo. Além disso, foram analisadas por meio da psicanálise as possíveis relações, intencionadas pelos artistas, entre obra teatral e platéia. Com essa análise, ficou evidente que: 1) em todas as fases do processo criativo Os Satyros especularam as possíveis reações da platéia de acordo com o objeto imaginário em construção; 2) o espaço comunicativo contido entre platéia e obra sintetiza o processo de uma maneira geral, os signos permitem que o ator sugira o caminho a ser seguido pelo receptor na apresentação da obra; 3) o teatro é compreendido como um jogo comunicacional intrínseco ao processo criativo e 4) o comunicar da obra está embasado e moldado a partir de projetos poéticos, da relação forma versus conteúdo, das redes associativas e outros
ASSUNTO(S)
teatro -- producao e direcao actor ator representacao (atores) processo criativo espaço comunicativo teatro creative process theater comunicacao companhia de teatro os satyros communicational space
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3000Documentos Relacionados
- O TEATRO DO PODER: Cultura e Política no Maranhão
- Teatro: materialização da narrativa matemática
- Teatro experimental do negro : estrategia e ação
- The differences and similarities of Iberian theater: Raul Brandão e Valle-Inclán"
- Um resgate do teatro nacional: o teatro brasileiro nas revistas de São Paulo (1901-1922)