O ensino paulistano de design: a formação das escolas pioneiras / São Paulo teaching design : the formation of the pioneer schools

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/04/2012

RESUMO

O presente trabalho propõe uma investigação sobre as origens do ensino de design, no âmbito de bacharelado na cidade de São Paulo, tomandose como referências: documentação primária dos cursos (grades curriculares, ementas das disciplinas, projetos pedagógicos, trabalhos acadêmicos), bibliografia específica, contextos históricos e depoimentos dos personagens que participaram de suas histórias. Desse modo, objetiva-se buscar conhecer os princípios do ensino paulistano do design com foco na formação profissional / acadêmica oferecida e verificar possíveis relações entre as primeiras Instituições que implantaram disciplinas ou cursos de desenho industrial (design de produto e design gráfico) com a finalidade de identificar uma possível (ou mais) matriz conceitual do ensino regular de design. A partir de uma abordagem qualitativa pretende-se resgatar a história da implementação do ensino paulistano de design e a contribuição dos que fizeram parte da abertura e desenvolvimento desse ensino nos primeiros anos da formação acadêmica em nível superior. As informações recebidas dos participantes nas montagens dos cursos e as obtidas paralelamente dos registros ainda existentes na academia, objetiva possibilitar melhor compreensão sobre o perfil profissional que se pretendia no cenário paulistano da época. Com isso, esta pesquisa pretende contribuir com os estudos e reflexões sobre as elaborações atuais e futuras dos cursos e de planos educacionais no campo do design por meio de um resgate de suas origens.

ASSUNTO(S)

design (teaching) - são paulo design pioneers escolas (design) pioneiros do design schools (design) design (ensino) - são paulo (sp)

Documentos Relacionados