O efeito da marca na avaliação de propagandas endossadas por celebridades. / The effect of the mark in the evaluation of propagandas endorsed for celebrities.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/03/2012

RESUMO

O uso do endosso de celebridade em propaganda tem sido comum em muitos países. O objetivo desta estratégia, em comunicação, consiste em influenciar o comportamento do consumidor a favor do produto anunciado. Apesar do endosso de celebridade já ser uma técnica consagrada, raros são os estudos acadêmicos que explicam o fenômeno do endossamento, inclusive quando realizado com alta e baixa congruência da celebridade para diferentes tipos de marcas. Para melhor compreender este assunto, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e posteriormente uma pesquisa empírica, na qual foram realizados quatro experimentos, com diferentes tipos de endossamentos e de marcas. Os dados obtidos por meio da amostra, composta por 713 indivíduos que responderam a pesquisa, foram compilados e analisados pelo procedimento de análise de variância. As análises dos resultados dos 3 experimentos apresentaram os seguintes achados: a) na ausência de uma marca, a celebridade contribui para uma melhor avaliação de um produto; b) uma marca reconhecida é mais bem avaliada do que um marca não reconhecida com ou sem o endossamento de uma celebridade; c) uma marca não reconhecida é mais bem avaliada quando utilizada uma celebridade de alta congruência com o produto; d) uma marca reconhecida e rejeita é mais bem avaliada comparada a uma marca não reconhecida e rejeitada; e) uma marca reconhecida e rejeitada é mais bem avaliada se utilizada uma celebridade de alta congruência; d) uma marca não reconhecida e rejeitada é mais bem avaliada quando utilizada uma celebridade de alta congruência e e) celebridade de baixa congruência tende a não melhorar a avaliação de marcas.

ASSUNTO(S)

endosso de celebridade marca congruência da celebridade propaganda administracao celebrity endorsement brand celebrity congruency advertising

Documentos Relacionados