O discurso musical Rap: expressÃo local de um fenÃmeno mundial e sua interface com a educaÃÃo / The rap musical discourse: local expression of a worldwide phenomenon and its interface with education
AUTOR(ES)
Iolanda Macedo
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo compreender os processos educativos inerentes ao hip hop. O movimento cultural foi criado nos Estados Unidos primordialmente por jovens afro-descendentes e latinos, moradores de regiÃes perifÃricas da cidade de Nova Iorque, no final da dÃcada de 1970. Na constituiÃÃo do hip hop aglutinaram-se quatro elementos: o DJ, MC, break e graffite, posteriormente, o conhecimento foi incluÃdo neste conjunto. A atuaÃÃo do DJ e do MC origina o rap. O gÃnero musical à amplamente consumido, preferencialmente por jovens de inÃmeros paÃses, pois o rap atravessou um processo de mundializaÃÃo, em que a indÃstria cultural, sobretudo norte-americana, teve um papel fundamental. O movimento possui raÃzes complexas, como conseqÃÃncia, apresenta um contexto heterogÃneo. Neste sentido, mesmo que o hip hop esteja relacionado a um universo coletivo comum, no Ãmbito da emergÃncia da cultura de rua, à dotado de conflitos e contradiÃÃes assim como em qualquer outra coletividade. O movimento hip hop chegou ao Brasil atravÃs da mÃdia, mas entendemos que este processo de transposiÃÃo nÃo esteve fundamentado apenas no consumo passivo, mas na sua reapropriaÃÃo. Desta forma, o hip hop brasileiro se constitui como expressÃo local de um fenÃmeno mundial. O rap, alÃm de ser um gÃnero musical consumido pelos jovens das periferias brasileiras, tambÃm à gerador de sentidos, cujo discurso musical se caracteriza como uma das etapas dessa produÃÃo. Assim, o pÃblico, alÃm de ouvir as canÃÃes, busca conhecer quem as produz, ouvir suas opiniÃes e idÃias, seu entendimento sobre a realidade. Esta produÃÃo de sentido tambÃm perpassa por uma construÃÃo estÃtica, comportamental, polÃtica e ideolÃgica. Para explicar tal debate, recorremos ainda ao conceito de identidade. A compreensÃo em relaÃÃo aos processos educativos intrÃnsecos ao rap decorre, sobretudo, no entendimento da educaÃÃo em seu sentido amplo. Nesta acepÃÃo, entendemos que o rap enquanto discurso musical deliberado possibilita um processo de educaÃÃo informal. Busca-se identificar atravÃs do segmento do rap brasileiro, em que a criminalidade e a violÃncia sÃo predominantes na exposiÃÃo do discurso, como os rappers objetivam o convencimento do pÃblico para que este compartilhe de um determinado entendimento da realidade histÃrica, em particular, a segregaÃÃo econÃmica e social vivenciada pela periferia. AtravÃs deste discurso e ato educativo informal, os rappers tambÃm pretendem estimular uma mudanÃa de comportamento em seus ouvintes para que estes participem da estratÃgia de aÃÃo que construÃram e que almeja uma mudanÃa social.
ASSUNTO(S)
educacao identity informal education movimento hip hop rap â genero musical educaÃÃo informal rap â discurso musical musical discourse rap hip hop movement
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.unioeste.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=571Documentos Relacionados
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