O (con)sagrado e o profano em um táxi para Viena D austria de Antonio Torres

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/08/2005

RESUMO

Nesta dissertação, analisamos a presença do (con)sagrado e do profano na organização temática e estrutural de Um táxi para Viena d Áustria de Antônio Torres. No capítulo inicial, com base nos estudos de Aguiar e Silva, Borneuf e Ouellet, Sabato, Forster e outros, analisamos o gênero da obra em estudo: o romance, em cujo percurso histórico verificamos uma íntima relação com o homem e com a História, bem como a alternância entre a consagração e a profanação do gênero mediante a crítica literária e o público leitor. Em seguida, voltamo-nos para o cerne temático da obra e, à luz de Rosenthal, Jameson, Hutcheon e Bachelard, ao lado de outros pensadores, realizamos uma análise do personagem principal, cujo comportamento anuncia o desabrigo do homem contemporâneo em meio à relativização generalizada de formas e valores. O sagrado e o profano, que constituem a principal dicotomia notada em seu proceder, são tratados, nesse momento, de acordo com os estudos de Mircea Eliade. Finalmente, verificamos a estética da obra. Nesta parte, García Canclini, Mouralis, Hutcheon, Chiampi e Rosenfeld são alguns dos estudiosos em que nos apoiamos para analisar o diálogo de gêneros e suas implicações na constituição estrutural e temática de Um táxi para Viena d Áustria.

ASSUNTO(S)

ficção brasileira - história e crítica consagração profanação brazilian fiction consecration profanity

Documentos Relacionados