O comÃrcio intra-setorial e suas implicaÃÃes para a economia cearense. / The intra-sectorial commerce and its implications for the state of Ceara economy.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/08/2006

RESUMO

Neste trabalho, procurou-se analisar a participaÃÃo do comÃrcio intra-setorial nas exportaÃÃes e os seus impactos sobre as principais variÃveis econÃmicas do estado do Cearà durante o perÃodo de 1996 a 2004. Inicialmente, foi identificada a intensidade desse tipo de transaÃÃes comerciais com base no Ãndice proposto por Grubel e Lloyd (1975). A seguir, foi analisada a sua contribuiÃÃo para o fluxo total de mercadorias comercializadas internacionalmente com base na metodologia proposta por Menon e Dixon (1996). Os resultados obtidos mostraram que o comÃrcio intra-setorial tem uma pequena participaÃÃo no comÃrcio local e que, embora alguns produtos primÃrios e minerais participem desse tipo de comÃrcio, os principais produtos comercializados a partir do comÃrcio intra-setorial sÃo as manufaturas. Em relaÃÃo aos seus impactos sobre as principais variÃveis econÃmicas, verificou-se que o comÃrcio intra-setorial tem efeitos positivos sobre o emprego; porÃm, sua intensificaÃÃo pode provocar aumentos no grau de concentraÃÃo da pauta de exportaÃÃes e no nÃvel de concentraÃÃo de renda enquanto reduz o grau de abertura comercial do Estado. Verificou-se, tambÃm, que esse tipo de comÃrcio nÃo apresentou efeitos estatisticamente significativos para o grau de industrializaÃÃo do CearÃ.

ASSUNTO(S)

diferenciaÃÃo dos produtos economias de escala comÃrcio intra-setorial economia agraria intra-sectorial commerce scale economies differentiation of the products

Documentos Relacionados