O cine educativo de João Penteado: iniciativa pedagógica de um anarquista durante a era Vargas / The Cine Educativo of João Penteado: a pedagogical initiative of an anarchist during the Vargas Age.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/08/2011

RESUMO

Esta pesquisa analisa a experiência do Cine Educativo (1932-1952) na Academia de Comércio Saldanha Marinho, localizada no bairro paulistano do Belenzinho e dirigida pelo educador anarquista João Penteado. O projeto da escola surgiu numa época de intensa discussão, nos meios educacionais e políticos, a respeito da função educativa e formativa do cinema; caracterizava-se por se distanciar, em vários aspectos, das orientações governamentais sobre o assunto, e de alguns consensos presentes nesse debate. As diferenças podem ser relacionadas ao passado da escola: fundada em 1912, com o nome de Escola Moderna nº1, inspirava-se na pedagogia racionalista de Francisco Ferrer e integrava as ações do movimento anarquista em São Paulo. Fechada em 1919 por ordem governamental, a instituição de ensino voltaria a funcionar em 1920, e se manteria ativa até 2002, sem expressar uma postura abertamente anarquista. O estudo das práticas escolares, contudo, revela a continuidade de alguns aspectos da proposta pedagógica libertária, em especial os que eram compatíveis com as idéias defendidas pelo movimento da Escola Nova. O Cine Educativo de João Penteado, ao integrarse à cultura escolar da Academia Saldanha Marinho herdeira da Escola Moderna nº1 - , permite conectar a experiência educacional anarquista no Brasil com a cultura cinematográfica, além de apresentar um contexto diferente de utilização do cinema na educação.

ASSUNTO(S)

cinema educativo educação libertária educational cinema história da educação history of education libertariam education práticas escolares school practices

Documentos Relacionados