O cenário como signo em minisséries históricas : a linguagem do habitar em A Casa das Sete Mulheres
AUTOR(ES)
Valesca Henzel Santini
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012
RESUMO
Este trabalho trata do cenário televisivo de minisséries históricas. A partir da observação do cenário da minissérie A Casa das Sete Mulheres, analisa de que forma os objetos que compõem o cenário televisivo atuam como um sistema de signos capaz de comunicar informações sobre uma época passada. Dois eixos teóricos fundamentam o trabalho: os pressupostos da Teoria Semiótica de Peirce, através das leituras de Lucia Santaella e João Batista Cardoso, tratam do conceito de signo; e os fundamentos da Teoria dos Objetos, de Abraham Moles, e do Sistema dos Objetos, de Jean Baudrillard, tratam da comunicabilidade dos objetos. Os procedimentos metodológicos adotados partem, primeiramente, da identificação dos elementos do cenário descritos nas matrizes histórica e literária, que deram origem à minissérie e foram os balizadores para a criação do cenário na televisão. Após, são elaboradas as análises dos cenários da minissérie televisiva, a partir de mapas de classificação de objetos, segundo critérios propostos na Teoria dos Objetos.
ASSUNTO(S)
tv (television) televisão : cenário minissérie de televisão scenario historical miniseries semiótica a casa das sete mulheres (programa de televisão) communication semiotics
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/54311Documentos Relacionados
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