Notas sobre as transparências do filme em Theodor Adorno
AUTOR(ES)
Bergamaschi, Alessandra
FONTE
ARS (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
20/01/2020
RESUMO
O artigo propõe uma panorâmica sobre a dialética entre o mimético e construtivo na constituição da obra de arte, a partir de Teoria Estética , de Theodor Adorno. Essa elaboração servirá para fundamentar a leitura do artigo “Transparencies on Film”, no qual o autor discute as especificidades do filme e as possibilidades de resistência à indústria cultural que ele oferece enquanto obra de arte. Um ponto central nesse debate é a alegação de imediatismo e verossimilhança do fotográfico, que, a princípio, impediria as possibilidades construtivas da obra, aspecto fundamental para a arquitetura conceitual da estética de Adorno.The article proposes an overview of the dialectics between the mimetic and the constructive in Theodor Adorno’s Aesthetic Theory. This elaboration will be used to present the article “Transparencies on Film”, in which the author discusses the specificities of this medium and the possibilities of resistance that it presents as a work of art in the Cultural Industry. One of the central aspects in this debate is the claim of immediacy and verisimilitude of the photographic, which, at first, would inhibit the constructive possibilities of the work, a fundamental issue for the conceptual architecture of the Adornian Aesthetic.
Documentos Relacionados
- Notas sobre indivíduo e consciência em Max Horkheimer e Theodor W. Adorno
- Técnica, corpo e coisificação: notas de trabalho sobre o tema da técnica em Theodor W. Adorno
- Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno
- Esclarecimento e dialética negativa : sobre o além-do-conceito em Theodor Adorno
- Ensaísmo e filosofia em Theodor W. Adorno