Notas sobre as origens do teatro de Gil Vicente
AUTOR(ES)
Alexandre Soares Carneiro
DATA DE PUBLICAÇÃO
1992
RESUMO
Os três capítulos desta Dissertação versam, segundo ângulos diferentes, sobre o problema das origens do teatro português, ou, mais propriamente, sobre o contexto literário e cultural do mais antigo autor dramático da história literária de Portugal: Gil Vicente, Tenta-se identificar alguns elementos chaves de sua obra, sobretudo a partir dos seus primeiros "Autos" - cenas pastoris natalinas -, e articulá-los a questões históricas próximas, isto é, ao contexto mais ou menos imediato de sua produção e recepção. Julga-se que, embora diferentes, 08 ângulos de abordagem se complementam, acusando-se uma tendência a cada capitulo mais clara de se pensar .0 teatro vicentino enquanto inserido em práticas muito especificas de um ambiente de corte. No Capitulo I, tentamos identificar alguns traços que, numa abordagem bakhtiniana, se caracterizariam como de inspiração primariamente "populares", os quais no entanto revelam seu mais importante teor apenas quando compreendido o jogo eminentemente cortesão em que se inserem. No Capítulo II, perseguimos alguns lugares-comuns de literatura ibérica do século XV, que, manifestando-se na obra de Gil Vicente, esclarecem-nos a respeito de algumas linhagens de "literatura de corte" a que se vincularia o autor, No Capitulo 111, focalizamos uma tópica especifica, de grande significado nos autos pastoris natalinos de Gil Vicente: a tópica do "rústico na corte"
ASSUNTO(S)
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000042126Documentos Relacionados
- As origens do desenvolvimentismo brasileiro e suas controvérsias: notas sobre o debate historiográfico
- Diálogos de quatro séculos de autos portugueses : aproximações entre o teatro de Gil Vicente (1465?-1537?) e os autos de António Aleixo (1899-1949)
- Quanto en caso de amores: a relação (extra)conjugal em três autos de Gil Vicente
- Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente
- Cibernética, ciborgues e ciberespaço: notas sobre as origens da cibernética e sua reinvenção cultural