Natureza organizada à obra de arte:Roberto Burle Marx em Recife

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre os jardins de Roberto Burle Marx na condiÃÃo de obra de arte. Para isto foram selecionados trÃs jardins pÃblicos: o Jardim de Casa Forte, o Jardim Euclides da Cunha e o Jardim Artur Oscar, que sÃo os primeiros jardins elaborados pelo paisagista em Recife, entre 1934 e 1937. Partiu-se da reflexÃo sobre a essÃncia da obra de arte, trazida por Michel Haar (2000), que com a fenomenologia entende a obra de arte como unidade indissociÃvel de sensÃvel e de sentido e nela và um reflexo da verdade ambÃgua da relaÃÃo e existÃncia humana com o mundo. O jardim, expressÃo artÃstica deste homem, resultado de sua relaÃÃo com a natureza e, forma dele habitar o mundo, tambÃm pode ser discutido no contexto da obra de arte. Neste sentido, se procurou realizar a escuta dos primeiros exemplares da obra de Burle Marx, como preconiza Heidegger (1936), identificando neles aspectos que podem corresponder aos traÃos essenciais da obra de arte, como sugere Haar (2000), para apontar o que caracteriza e distingue estes jardins. Para a percepÃÃo dos jardins muito contribuiu o pensamento de Merleau-Ponty (1960), sobre o real da obra de arte, sua materialidade. Com este trabalho, almeja-se revelar a essÃncia da obra paisagÃstica de Burle Marx e assim contribuir para sua compreensÃo e quiÃà conservaÃÃo

ASSUNTO(S)

arquitetura e urbanismo garden jardim roberto burle marx work of art obra de arte roberto burle marx

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