Música e expressão do nacional nas sonatinas para piano de Camargo Guarnieri
AUTOR(ES)
Ester Bencke
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Esta dissertação trata da relação entre discurso nacionalista e prática composicional no contexto do nacionalismo musical brasileiro ocorrido no século XX e tem como objeto de estudo as Sonatinas para piano do compositor Camargo Guarnieri. Através de pesquisa bibliográfica a respeito da temática do nacionalismo, utilizando escritos de autores das Ciências Sociais e da Musicologia, foram levantadas questões posteriormente discutidas no âmbito do objeto de estudo. Para isso, foi realizada análise musical das Sonatinas, levantamento dos elementos considerados tipicamente brasileiros e o tratamento dado pelo compositor a estes elementos. Foram encontrados alguns elementos considerados como tipicamente brasileiros constantes nas Sonatinas. Observou-se, entretanto, no decorrer dos 54 anos em que foram produzidas as Sonatinas (1928-1982), um gradual afastamento do compositor em relação aos elementos de fonte popular. Embora tais materiais estejam sempre presentes, eles tornam-se cada vez menos óbvios no interior de uma linguagem própria do compositor
ASSUNTO(S)
sonatas (piano) música brasil crítica e interpretação guarnieri, camargo, 1907-1993 sonatina nacionalismo musica sonatina nationalism camargo guarnieri
ACESSO AO ARTIGO
http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2239Documentos Relacionados
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