MULTIPLICATION OF STRAWBERRY STOCK PLANTS FOR IMPROVING PRODUCTION OF PLUG TRANSPLANTS / MULTIPLICAÇÃO DE MUDAS MATRIZES OBTIDAS DE PONTAS DE ESTOLÕES DE MORANGUEIRO EM DIFERENTES ÉPOCAS

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi determinar o número de pontas de estolões, o diâmetro de coroa e o número de primórdios radiculares de pontas emitidas por plantas matrizes micropropagadas e por plantas matrizes multiplicadas em diferentes épocas de plantio. O experimento foi conduzido entre outubro de 2008 e abril de 2009, com as cultivares INIAArazá, INIA-Guenoa e INIA-Yvapitá em dez épocas de plantio, aos 37, 40, 46, 51, 58, 64, 67, 75 e 87 dias após o plantio da plantas micropropagadas, respectivamente. O número de pontas de estolão diminuiu linearmente com a época de plantio enquanto o diâmetro da coroa e o número de nódulos radiculares não foi afetado. O número mais elevado de pontas foi obtido com as plantas micropropagadas e a cultivar INIA-Arazá foi a mais prolífica. A multiplicação de plantas matrizes pode ser um novo método de propagação a ser empregado para reduzir o número de plantas matrizes micropropagadas na produção de mudas de morangueiro em bandejas.

ASSUNTO(S)

propagação de plantas pontas de estolão runner tips physiological quality plant propagation fragaria x ananassa duch. agronomia qualidade fisiológica fragaria x ananassa duch.

Documentos Relacionados