Mortalidade e avaliação dos serviços de atenção ao câncer de mama e ginecológico, Distrito Sanitário Oeste, Belo Horizonte, (1995)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

10/08/1998

RESUMO

O trabalho teve como objetivo estudar a mortalidade feminina por câncer de mama e ginecológico no Distrito Sanitário Oeste DISAO (1995) e, secundariamente, no município de Belo Horizonte (1981-1995), à luz da organização, disponibilidade e acesso aos serviços de saúde que promovem a prevenção e controle dessas doenças. Contou-se com duas fontes principais de informação. A primeira foram dados oriundos das estatísticas do Registro Civil do município de Belo Horizonte e do DISAO, relativos aos óbitos femininos por câncer de mama e ginecológico. Para cálculo de estimativas com base populacional, contou-se com dados básicos provenientes dos Censos Demográficos de 1980 e 1991 e da Contagem Populacional de 1996, fornecidos pelo IBGE. A segunda foi constituída de dados primários, coletados a partir da aplicação de questionários específicos elaborados especialmente para este trabalho, junto aos profissionais responsáveis pelas clínicas ginecológicas nos Centros de Saúde do DISAO. Para avaliação das ações de prevenção e controle do câncer de mama e cérvico-uterino for utilizada metodologia qualitativa através de entrevistas com os profissionais médicos (ginecologistas) e gerentes dos serviços básicos de saúde do DISAO. Entre as mortes femininas por câncer, no DISAO, o câncer de mama representou a segunda principal causa de morte e o câncer de útero que ocupou a quinta posição. Para Belo Horizonte os resultados encontrados demonstram que a taxa de mortalidade por câncer de mama no período de 1981-1995 aumentou de 20/100000 para 23/100000. Para o mesmo período, o câncer cérvico-uterino teve um ligeiro aumento, passando de 7/100000 para 8/100000. Os resultados aqui encontrados podem contribuir para a (re)organização do planejamento das ações de prevenção e controle do câncer de mama e ginecológico, disponibilizadas em todos os serviços de saúde do município de Belo Horizonte. A expansão dos serviços básicos de prevenção dos principais tipos de câncer reprodutivo feminino, através da incorporação de tecnologias e do exame clínico sistemático e processo educativo, são medidas simples capazes de permitir maior sobrevida as mulheres.

ASSUNTO(S)

mama cancer belo horizonte (mg) teses. colo uterino belo horizonte (mg) teses. saúde pública belo horizonte (mg) teses. veterinária teses.

Documentos Relacionados