Monitoramento da atividade elétrica atmosférica no centro de lançamento de Alcântara. / Monitoring of the electrical activity of atmospherical origin in the launching center of Alcântara.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Durante as missões de lançamento de foguetes de sondagem ou de veículos lançadores, várias operações são realizadas, em cuja execução os riscos de ocorrência de descargas atmosféricas devem ser reduzidos ao mínimo possível. Instalou-se um sistema de monitoramento do campo elétrico e detecção de relâmpagos no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, de modo a permitir o acompanhamento da atividade elétrica de origem atmosférica da região. A análise dos dados obtidos a partir desse sistema permitiu definir critérios relativos à atividade elétrica de origem atmosférica no CLA e, mais especificamente, no local da plataforma de lançamento, para dar apoio às decisões de realização ou não das operações envolvidas numa missão de lançamento como, por exemplo, durante as fases de montagem do veículo, simulação e no lançamento. Além dos dados gerados pelo sistema de monitoramento da atividade elétrica de origem atmosférica instalado no CLA, foram utilizados, também, os dados existentes na Divisão de Ciências Atmosférica ACA do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Centro Técnico Aeroespacial (CTA). São dados meteorológicos que foram coletados pela estação meteorológica de superfície do CLA, localizada na latitude 02° 22 S, longitude 44° 23 W, constituídos por séries temporais de 11 (onze) anos (1993 - 2003) e pela estação meteorológica do aeroporto de São Luís MA, constituídos por uma série temporal de 53 (cinqüenta e três) anos.

ASSUNTO(S)

geophysics aerospace sciences alcântara launching bases geofÍsica eletricidade atmosférica campos elétricos relâmpago tempestades geofísica ciências espaciais centro de lançamento de alcântara geophysics atmospheric electricity electric fields lightning thunderstorms

Documentos Relacionados