Modelagem 3D de faces humanas baseada em informaÃÃes extraÃdas de imagens bidimensionais nÃo calibradas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

SÃo apresentadas tÃcnicas para a extraÃÃo de feiÃÃes humanas a partir de duas imagens ortogonais, por onde serà possÃvel gerar um modelo tridimensional para futura sÃntese da face humana. Como o propÃsito deste estudo à trabalhar com faces humanas, partiu-se do princÃpio que esta possui caracterÃsticas bem conhecidas, tais como posicionamento dos olhos, boca, nariz, curvatura, etc. Aproveitando esse conhecimento prÃvio, foi buscado inseri-lo no contexto geral e facilitar o reconhecimento automÃtico das partes procuradas, construindo algoritmos que busquem essas caracterÃsticas em regiÃes especÃficas da face. Essa abordagem, embora torne o processo mais veloz, acaba impondo restriÃÃes ao modelo que, contudo, nÃo impossibilita sua execuÃÃo na grande maioria dos casos. ExtraÃdas as feiÃÃes nas duas vistas, foi desenvolvido um trabalho de calibraÃÃo das imagens e a partir das informaÃÃes bidimensionais foi criado o modelo tridimensional. Por fim, o depÃsito da textura sobre o novo modelo à apresentado, que se baseia na extraÃÃo da textura das duas imagens ortogonais previamente obtidas, que deverÃo ser suavizadas e posteriormente transferidas para a superfÃcie.

ASSUNTO(S)

reconstruÃÃo de imagens algoritmos processamento de imagens modelagem de sÃlidos reconhecimento de padrÃes computaÃÃo grÃfica

Documentos Relacionados