Mobiliario e utensilios domesticos dos lares campineiros : (1850-1900) / Furniture and households utensils at Campinas homes : (1850-1900)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Nessa dissertação de mestrado a análise dos dados coletados dos Inventários post mortem do Tribunal de Justiça de Campinas possibilitou-nos estudar a história de Campinas por meio da cultura material, dos valores culturais, sociais e econômicos compartilhados pela sociedade campineira da segunda metade do século XIX. Período no qual a cidade acentuou seu processo de modernização urbana e rural, graças inicialmente à economia açucareira e depois, cafeeira. A materialidade presente nas habitações, os artefatos e objetos do cotidiano ? mobiliário e utensílios domésticos ?, permitiu-nos apreender o modo de vida privado, os códigos e símbolos presentes nesse ambiente familiar, levandonos a uma análise minuciosa das condutas e comportamentos de seus moradores. Identificamos as mudanças comportamentais dessa sociedade em seus modos de morar e na prática de uma sociabilidade intimamente relacionada a alimentação, transformando ambientes como as salas de visita e de jantar em palcos de representação social que serviram de delimitadores sociais.

ASSUNTO(S)

campinas (sp) - historia material culture cultura material usos e costumes - campinas (sp) social customs - campinas (sp) 1850-1900 1850-1900 campinas (sp) - history

Documentos Relacionados