Missa afro-brasileira (de batuque e acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca : aspectos interpretativos

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Partindo do objetivo de compreender a Missa Afro-Brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca, tendo em vista a sua interpretação, dentro de um processo de preparação e execução, o presente trabalho apresenta recursos teóricos, históricos e técnicos bem como aponta elementos interpretativos como subsídios para o desenvolvimentode tal processo. São apresentados cinco capítulos que, mesmo tendo como foco a obra em questão, abordam assuntos diferentes que fazem parte do seu universo. O primeiro capítulo, baseado em entrevistas, apresenta dados biográficos do compositor além de traçar um perfil de sua relação com a obra. O segundo capítulo aborda a relação missa/música dentro dos contextos litúrgico e histórico. No terceiro capítulo há uma reflexão sobre o folclore, o nacionalismo e o sincretismo presentes na obra. A análise da partitura é o tema do quarto capítulo e é abordada nos parâmetros forma, altura e ritmo. Concluindo o presente trabaJho, o quinto capítulo apresenta os elementos de interpretação da obra, além de um leque de sugestões para sua preparação e execução. Este último capítulo, além de ser o objetivo primeiro do trabaJho,justifica todo o esforço de sua realização.

ASSUNTO(S)

musica oral musica afro-brasileira regencia (musica)

Documentos Relacionados