Migração, identidade e cidadania Palikur na fronteira do Oiapoque e litoral sudeste da Guiana Francesa. / Migração, identidade e cidadania Palikur na fronteira do Oiapoque e litoral sudeste da Guiana Francesa. / Migração, identidade e cidadania Palikur na fronteira do Oiapoque e litoral sudeste da Guiana Francesa.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esta tese é resultado de uma pesquisa sobre os índios palikur, que habitam a região de fronteira situada entre o norte do Estado do Amapá e o Departamento da Guiana Francesa, no Baixo rio Oiapoque, se estendendo pelo litoral sudeste até cercanias de Caiena. Tem por objeto de estudo as relações proporcionadas pela identidade, etnicidade e nacionalidade deste grupo indígena que se estende pela Guiana Francesa desde a fronteira mencionada, a partir de aldeamentos situados na Terra Indígenas do Uaçá, no Brasil. Situando-se também na Guiana, se encontram nas localidades de Saint Georges, Regina, Ouanary, Roura e Macouriá. É um grupo indígena cujos membros, nos limites da fronteira, assumem as nacionalidades francesa e brasileira, sem, contudo, abandonar a sua condição de identidade étnica. Neste contexto procurou-se analisar o deslocamento do grupo étnico para o trabalho sazonal, para o casamento, para a manutenção de atividades rituais e religiosas, para a migração com vistas à obtenção de cidadania francesa ou de cidadania brasileira, conforme os interesses pessoais, familiares e profissionais, para a assunção de determinada nacionalidade. Esta tese é, portanto, resultado de um estudo etnográfico das relações interétnicas internacionais do povo palikur nesta fronteira.

ASSUNTO(S)

índios palikur identidade litoral sudeste da guiana francesa nacionalidade antropologia cidadania fronteira do oiapoque palikur indians nationality migração citizenship migration frontiers identity inter-ethnic relations

Documentos Relacionados