Micropropagation, essential oil content and chemical composition of geranium (Pelargonium graveolens L.) / Micropropagação, teor e constituição química do óleo essencial de gerânio (Pelargonium graveolens L.)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Muitas espécies vegetais sintetizam e acumulam substâncias orgânicas, tais como os óleos essenciais, que podem se tornar alternativa de renda para muitos agricultores. O Pelargonium graveolens L. é uma espécie aromática nativa da África do Sul, popularmente conhecida como gerânio. Seu óleo essencial é amplamente empregado em indústrias de perfumes, cosméticos e fragrâncias, além da aromaterapia. Os métodos convencionais de propagação vegetativa do gerânio não apresentam sucesso considerável, o que tem dificultado a produção de mudas em larga escala. Dessa forma, é importante buscar técnicas alternativas de propagação, como a micropropagação, dessa espécie comercialmente importante. Os objetivos do presente trabalho foram estabelecer um protocolo de micropropagação e aclimatização da espécie, além de verificar o teor e a composição química do seu óleo essencial. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado. Nos ensaios de micropropagação foram testadas diferentes concentrações e tempos de imersão de hipoclorito de sódio e cloreto de mercúrio, diferentes tipos de explantes e concentrações de sais MS, além de testar os reguladores de crescimento BAP, ANA, cinetina e AIA em diferentes concentrações na ausência e presença de luz. Para o ensaio de aclimatização foram testados diferentes substratos. Por fim, para a análise do óleo essencial foram utilizadas plantas propagadas através da estaquia e micropropagadas. O hipoclorito de sódio a 1,2% por 12 minutos pode ser usado na desinfestação dos explantes de gerânio, assim como o cloreto de mercúrio nas concentrações de 0,09 e 0,08% por 12 e 14 minutos, respectivamente. O explante foliar é o mais eficiente para a micropropagação em meio MS com 39,8% dos sais. Para a multiplicação in vitro o uso de BAP e AIA proporciona os melhores resultados para a regeneração e para o número de brotos por explante e na aclimatização pode-se usar os substratos vermiculita com adição semanal de sais MS, pó de coco + Biosafra (3-12-6) (12 g.L-1) + calcário (1 g.L-1) e pó de coco + Biosafra (3-12-6) (12 g.L-1) + calcário (1 g.L-1) + vermiculita (1:1). Há diferença no teor e composição química do óleo de gerânio proveniente de plantas propagadas por estaquia e micropropagadas.

ASSUNTO(S)

reguladores de crescimento óleo essencial growth regulators agronomia tissue culture substrates pelargonium graveolens essential oil pelargonium graveolens, cultura de tecidos substratos

Documentos Relacionados