Método de avaliação de programas de capacitação para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais do engenheiro de produto.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O presente trabalho propõe um Método de Avaliação de Programas de Capacitação para o desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais do Engenheiro de Produto. O Método proposto engloba três fases: a primeira tem como finalidade a obtenção de informações para a construção do instrumento de avaliação, a segunda fase refere-se à elaboração do instrumento de avaliação e a terceira fase, é a aplicação do instrumento de avaliação e análise dos resultados obtidos. Cabe ressaltar que apesar do Método de Avaliação ser aplicável a qualquer empresa, os processos que o compõe visam desenvolver um instrumento de avaliação específico e evolutivo para o Programa de Capacitação da organização em questão e, portanto, são consideradas as especifidades da empresa, que neste trabalho são analisadas sob a perspectiva das necessidades de desenvolvimento de Competências Técnico-Profissionais para apoiar a estratégia organizacional. Com base nesta premissa, realizou-se a aplicação parcial do Método em uma organização de base tecnológica. O estudo de caso objetivou verificar a viabilidade dos processos propostos pelas duas primeiras fases do método segundo a ótica da organização, bem como obter as impressões e sugestões dos profissionais ligados ao Programa de Capacitação da organização analisada. Os resultados deste trabalho indicam que a lógica do Método proposto foi considerada aceita pelos entrevistados no que tange ao objetivo de avaliar as Competências Técnico-Profissionais e destacou a importância do estabelecimento de um Método de Avaliação que seja capaz de captar as necessidades da organização (atuais e futuras) quanto ao desenvolvimento e aprimoramento destas Competências, sendo que a particitação efetiva de profissionais da organização nos processos do Método é fundamental para que tal objetivo seja alcançado.

ASSUNTO(S)

avaliação de treinamento desenvolvimento de pessoal habilitações profissionais aspectos organizacionais engenharia de produção engenheiros métodos educacionais

Documentos Relacionados