Memória migrante: a experiência do trabalho escravo no tempo presente (Barras, Piauí) / Mémoire migré: lexperience du travail esclave au temps présent (Barras, Piauí)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Esta dissertação apresenta um estudo sobre os trabalhadores de Barras, Piauí, que se deslocam repetidas vezes para os estados do Pará, Mato Grosso e Goiás e vivenciam formas de trabalho análogo à escravidão. Através das memórias destes homens obstinados na busca de trabalho para a superaração da pobreza, analiso as condições históricas em que se apresentam estas migrações, as imagens criadas em torno dos lugares de destino, suas experiências como trabalhadores escravizados e suas possibilidades de trabalho e sobrevivência ao retornarem à terra natal. Comumente, os laços de parentela estabelecidos entre o gato e os trabalhadores no lugar de origem, atuam como importante meio de arregimentação, coerção e controle destes últimos, essenciais para configuração das novas formas de trabalho escravo.

ASSUNTO(S)

memoire memória coletiva barras (pi) migration memória trabalhador migrante barras (pi) travaille esclave historia regional do brasil barras (pi) história migração trabalho escravo barras (pi) trabalho escravo

Documentos Relacionados