Marketing estratÃgico para subculturas: um estudo sobre hospitalidade e gastronomia vegetariana em restaurantes da cidade de SÃo Paulo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O crescimento do mercado de consumidores vegetarianos no exterior e a respectiva resposta das empresas, oferecendo cada vez mais opÃÃes, se contrapÃem à realidade brasileira: aqui o movimento oferece elementos tangÃveis de seu crescimento, mas a resposta das empresas, em particular das de serviÃos de alimentaÃÃo, parece nÃo acompanhÃ-lo. Este estudo versa sobre a hospitalidade, sob o enfoque do receber e acolher, no contexto comercial de restaurantes, cuja existÃncia em relaÃÃo aos consumidores pertencentes à subcultura vegetariana se delineia com a compreensÃo das suas motivaÃÃes e dos seus hÃbitos de consumo. A materializaÃÃo dessa hospitalidade pode ocorrer com a oferta de atributos de hospitalidade, elementos relevantes para a subcultura quando em relaÃÃo de consumo com restaurantes. Com o apoio de uma pesquisa exploratÃria e tratamento estatÃstico, buscou-se, em uma primeira etapa, conhecer-se alguns hÃbitos e atitudes de consumo de vegetarianos que freqÃentam restaurantes na cidade de SÃo Paulo. Com os dados desta pesquisa, formatou-se um roteiro semi-estruturado de observaÃÃo para levantamento de dados qualitativos sobre a hospitalidade em restaurantes. A seguir, foram estudados sete restaurantes da mesma cidade, indicados pela subcultura, considerados aptos a atender vegetarianos. Percebe-se que, mesmo atendendo à subcultura, isso nem sempre ocorre como uma decisÃo estratÃgica, resultado do foco no mercado, fato que pode contribuir para o insucesso do atendimento. Por outro lado, os restaurantes que acompanham o comportamento do mercado onde atuam, oferecendo novos pratos e interagindo com os consumidores, demonstrando maior consciÃncia da abrangÃncia de suas atividades, mantÃm-se com sucesso no atendimento a um segmento em seus primeiros estÃgios, mas com evidÃncias concretas de crescimento. O estudo dos restaurantes permitiu tambÃm revelar nuances da gastronomia vegetariana, ainda desconhecida pelo pÃblico em geral e por grande parte das empresas de serviÃos de alimentaÃÃo.

ASSUNTO(S)

segmentaÃÃo de mercado turismo hotelaria - marketing estratÃgia de marketing para clientes mercado consumidor hospitalidade restaurantes - sÃo paulo (cidade)

Documentos Relacionados