Management of reliability in railway rolling stock designs. / Gerenciamento da confiabilidade em projetos de material rodante ferroviário.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

É cada vez maior a demanda pela eficiência dos sistemas ferroviários. A confiabilidade do material rodante é um dos fatores de desempenho mais importantes para a eficiência global dos trens de passageiros. Para que índices satisfatórios de confiabilidade, disponibilidade, mantenabilidade e segurança (CDMS) sejam alcançados, deve-se considerar esses fatores desde a elaboração da especificação técnica do material rodante até a operação da frota, incluindo projeto, fabricação, testes, comissionamento e garantia. No presente trabalho foram pesquisados os principais requisitos, normas e boas práticas empregadas na indústria ferroviária mundial para o gerenciamento da confiabilidade em projetos de material rodante, levando-se em conta os aspectos práticos e científicos. Para isso, foram inicialmente apresentadas algumas especificidades do setor ferroviário assim como alguns dos principais tipos de veículos ferroviários e seus sistemas, para que se tenha uma visão geral do contexto em que o trabalho está inserido. Em relação ao gerenciamento de CDMS propriamente dito, são mencionadas as principais tarefas a serem realizadas, de acordo com as referências consultadas. Foi dada uma atenção especial às especificações técnicas de CDMS, levando-se em conta a classificação das falhas e a determinação de parâmetros contratuais. Também foram abordados os aspectos teóricos e práticos das principais ferramentas e métodos de análise de CDMS empregados, tais como alocação de metas, predição de confiabilidade, diagrama de blocos, FMECA, FTA, monitoramento da confiabilidade em campo, etc.

ASSUNTO(S)

material rodante (confiabilidade) railway passengers train reliability prediction rolling stock trens ferrovias (gerenciamento; eficiência) management reliability design

Documentos Relacionados