Mafai e Scipione: a Scuola Romana di Pittura no MAC-USP
AUTOR(ES)
Saviani, Benjamim, Migliaccio, Luciano
FONTE
ARS (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012
RESUMO
Estudo crítico sobre obras de dois pintores italianos, Mario Mafai e Gino Bonichi (dito Scipione), pertencentes à Scuola Romana di Pittura, presentes no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP): Rapaz e Natureza-morta (Mafai) e Oceano Indiano (Scipione) integram o primeiro acervo do atual museu, e são advindas da antiga coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), formada por Ciccillo Matarazzo. Além de estudo iconográfico das obras em si, vem adjunto um estudo sobre sua relação com os acervos de arte moderna paulistanos, em formação em meados do século XX, de forte relação com a arte moderna italiana e os projetos político-culturais de ítalo-descendentes presentes em São Paulo, traço marcante do cenário cultural da cidade.
ASSUNTO(S)
mario mafai scipione scuola romana di pittura novecento italiano ciccillo matarazzo mac-usp mam-sp ritorno al mestiere giulio carlo argan
Documentos Relacionados
- The voyage of the Argonaut : the poetics of Giorgio and Chirico at the collection of MAC-USP
- O Dialogo di Pittura de Paolo Pino, o Dialogo della Pittura, intiolato LAretino de Lodovico Dolce e a reflexão sobre a arte em Veneza no século XVI
- A arte, a USP e o devir do MAC
- Una valigia caduta in mare: Jaume Serra Hunter e la "Scuola di Barcellona"
- PINTURAS DE MASSIMO CAMPIGLI NO MAC USP: ENTRE ARQUEOLOGIA, MEMÓRIA E MODERNIDADE*