LUGARES/OLHARES DES-LOCADOS E A CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO DO OUTRO EM ATONEMENT, DE IAN MCEWAN, E NA ADAPTAÇÃO FÍLMICA, DE JOE WRIGHT
AUTOR(ES)
Nobre, Lucia Fatima Fernandes
FONTE
Ilha Desterro
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-12
RESUMO
A problematização de categorias dicotômicas num mundo plural, heterogêneo e contraditório, cujas fronteiras sócio-artística-culturais são questionadas e confrontadas, impulsiona o artista a olhar para regimes estéticos que apropriadamente busquem o enfrentamento destas questões. A metaficção, como um fenômeno estético, intencionalmente autorreferencial e autorreflexivo, se adéqua às exigências da arte contemporânea. Associada à paródia, a metaficção produz uma forma artística de leitura sofisticada e também impõe um novo olhar crítico-teórico para alcançar esta complexidade. Neste trabalho, elegemos como recorte de análise a cena da fonte no romance Atonement, de Ian McEwan e na sua adaptação fílmica homônima, do diretor Joe Wright. Com o objetivo de refletir sobre o lugar e o olhar des-locados da personagem-escritora Briony Tallis e sua consequente jornada em busca de uma auto-justificação, investigamos a elaboração das narrativas metaficcionais nos recortes literário e fílmico e observamos que o conflito entre ética e estética resulta na configuração do espaço do outro.
ASSUNTO(S)
metaficção paródia atonement filme alteridade espaço.
Documentos Relacionados
- Mcewan, Ian. Enclausurado. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, 200 p.
- A personagem na obra de Ian McEwan: entre a culpa e o desejo de reparação
- Adaptação fílmica em sala de aula: um recurso pedagógico
- Outro(s) lugar(es) de enunciação: a emergência do dialogismo em ambientes hipermidiáticos
- Espaço publico e politica dos lugares : usos do patrimonio cultural na reinvenção contemporanea do Recife Antigo