Livestock predation by big cats in north state of the Goiás. / Predação de bovinos por onças no norte do estado de Goiás.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

A predação de bovinos (Bos sp.) por onças-pardas (Puma concolor) e onçaspintadas (Panthera onca) foi registrada durante seis anos em uma propriedade rural no Norte do Estado de Goiás, Centro-Oeste do Brasil. A pesquisa teve os objetivos de verificar: (1) quanto bovinos são predados por onças; (2) qual a faixa etária mais predada; (3) se existe sazonalidade na ocorrência da predação e (4) qual sua distribuição espacial em relação aos elementos constituintes da paisagem. A predação foi registrada e quantificada com auxílio dos retireiros e responsáveis pelo manejo dos bovinos, que forneceram em uma ficha o nome do observador, data, retiro, número do pasto, causa da morte, idade e sexo. A predação representou 21,7% (n=309) da mortalidade total de bovinos. Os bovinos predados representaram uma biomassa média anual de 63,8 kg/km², que foi equivalente a 0,4% do estoque médio anual de bovinos. A categoria mais predada foi o bezerro. A predação se associou fortemente à idade dos animais predados, ocorrendo mais com bezerros de até 2 meses e diminuindo gradativamente com o aumento da idade. A predação foi influenciada pela categoria de bovinos (idade e sexo), local e período de nascimentos. Ficou evidente que a predação foi diferente espacial e temporalmente. Dessa forma, um conjunto de medidas preventivas foi sugerido para reduzir a predação de bovinos e garantir a conservação das onças.

ASSUNTO(S)

predation cattle felid propriedade rural animal age redação conservação biológica animal ecology ecologia animal animal mortality bovino felino propriety rural conservation biology idade animal mortalidade animal

Documentos Relacionados