Lirismo dramático: vozes e máscaras nas canções de Chico Buarque de Hollanda

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esta dissertação tem por objetivo de pesquisa as canções de Chico Buarque de Hollanda sob a perspectiva semiótica, na qual literatura e música entrelaçam, propiciando o estudo da canção popular atrelado a conceitos pertinentes, até então, à literatura. As composições de Chico Buarque atendem a tal proposta, uma vez que nelas se percebe cuidadoso trabalho de elaboração melódica e lingüística, no qual a letra se encaixa nos caminhos traçados pela melodia, característica, provável por incluir Chico Buarque no rol dos cancionistas, de acordo com os estudos de Luiz Tatit. Não desenvolvemos este projeto tomando letra de música por poesia. Apesar de encontrarmos letras que apresentam notável apuro lingüístico, e até mesmo algumas com forte presença lírica, procuraremos demonstrar que tais artes - música e poesia - são produções artísticas distintas, cada qual com características que lhe são próprias. A obra de Chico Buarque tem sido objeto de análise ao longo dos anos sob múltiplos olhares. Neste estudo, no entanto, buscaremos discutir o lugar ocupado pelas composições buarquianas no meio musical brasileiro. Além disso, procuraremos, sobretudo, demonstrar como o lirismo, especialmente a noção de lirismo dramático, bem como a polifonia e a construção de personagens são presenças recorrentes nas canções nas canções de Chico Buarque. Para tanto, utilizaremos como referencial teórico os estudos de Jorge Koshyiama, Hugo Friedrich e José Augusto Seabra, autores que estudaram o tema do lirismo sob a perspectiva da dramaticidade e da vivência de emoções.

ASSUNTO(S)

poesia lírica teses música popular brasileira teses. literatura brasileira drama teses. semiótica e literatura teses. música e literatura teses. buarque, chico, 1944- crítica e interpretação teses. buarque, chico, 1944- personagens teses. polifonia teses.

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