Liberdade e movimento em Thomas Hobbes / Freedom and movement in Thomas Hobbes

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/12/2011

RESUMO

Na ausÃncia de impedimento externo à aÃÃo livre dos homens, que tipo de sociedade existiria? Serà verdade que os homens se reÃnem em sociedade por pura gratuidade? Um poder forte e soberano, capaz de lidar com todas as necessidades e paixÃes à o mais adequado? Se os homens sempre procuraram ser livres, por que organizaram um meio capaz de controlÃ-los? Thomas Hobbes, em funÃÃo de interjeiÃÃes similares, procurou respostas no seu contexto, totalmente imbuÃdo de inovadoras idÃias cientÃficas. Este processo cientÃfico surgiu na tentativa de legitimar o sistema copernicano do universo, que tinha por base estudar matematicamente os movimentos dos corpos fÃsicos. Em decorrÃncia disso, houve um brusco rompimento com a cosmofÃsica tradicional e a Ãnfase focou-se na relaÃÃo de causa e de efeito dos fenÃmenos fÃsicos. Hobbes aplicou essa nova metodologia na filosofia polÃtica e afirmou que o mundo à uma junÃÃo de corpos em movimento. Essa forma mecanicista foi estendida tambÃm ao homem e ao Estado, que como mÃquinas perfeitas podem ter seus movimentos conhecidos e controlados pela ciÃncia que fez deles o seu objeto de estudo. Enquanto o Estado era descrito como um homem artificial, que imita o homem natural, a mecÃnica do homem era delineada de forma anÃloga a de um relÃgio. Contudo, Hobbes evidenciou que os homens, quando inseridos no estado natural, agiam de acordo com as prÃprias paixÃes e sempre buscando o prÃprio bem: o princÃpio do benefÃcio prÃprio. Uma esfera imprÃpria à preservaÃÃo da vida. Por conta da reta razÃo, os homens chegaram à conclusÃo de que a instituiÃÃo do Leviatà à a saÃda mais eficaz, a fim de que a vida prazerosa e paz sejam garantidas. Com base neste cenÃrio, a presente dissertaÃÃo, que tem como tÃtulo âLiberdade e Movimento em Thomas Hobbesâ, pretende demonstrar a aplicaÃÃo do movimento â legado da ciÃncia â ao conceito de liberdade, atà entÃo compreendido e disseminado como a liberdade da vontade e dos seres racionais e, por isso, um atributo metafÃsico. A partir de Hobbes, a liberdade à puramente corpÃrea e aplicada a todo corpo, racional ou nÃo, desde que esteja em movimento. à neste sentido que a definiÃÃo de liberdade hobbesiana, ausÃncia de impedimento externo ao movimento do corpo, ganha veracidade e se torna incompatÃvel com a ordem natural, que à a de manter a paz. Visando a preservaÃÃo do movimento vital e uma vida confortÃvel, os homens, portanto, limitam a liberdade e passam a viver sob a lei civil.

ASSUNTO(S)

movimento liberdade hobbes movement freedom hobbes filosofia filosofia inglesa filosofia polÃtica mecanicismo (filosofia) natureza ciÃncia (filosofia)

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