Lamentationes Jeremiae Prophetae de Orlando Di Lasso: algumas figuras retórico-musicais na Lamentatio Prima Primi Diei (Feria Quinta In Coena Domini)

AUTOR(ES)
FONTE

Per musi

DATA DE PUBLICAÇÃO

2008-12

RESUMO

Este artigo tem como proposta a identificação, na primeira lição das Lamentationes Jeremiae Prophetae, de Orlando Di Lasso (Lamentatio Prima Primi Diei), de figuras retórico-musicais, utilizando a terminologia de época. Para tanto, o trabalho está baseado principalmente na obra Musica Poetica (Rostock, 1606) de Joachim Burmeister, tradução de Benito V. Rivera (Musical Poetics, 1993). A pesquisa faz parte de um projeto de doutorado, que tem como objeto de estudo a obra completa Lamentationes Jeremiae Prophetae (a 5 vozes), que se compõe de três partes: Feria Quinta In Coena Domini, Feria Sexta In Parasceve e Sabbato Sancto. A abordagem analítica de toda a obra deverá seguir a metodologia proposta por Burmeister na sua quinta categoria de análise ("resolução da composição em afetos ou períodos"), além de conter observações concernentes ao uso de figuras e outros artifícios retórico-musicais, seguindo  indicações propostas por autores contemporâneos a Lasso que, em muitos casos, citam trechos de suas obras como exemplos para suas colocações. Com o resultado da pesquisa, espera-se fornecer subsídios analíticos que possam reverter em uma interpretação mais segura e historicamente mais bem fundamentada.

ASSUNTO(S)

lasso burmeister figuras retórico-musicais lamentações musicologia histórica

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