La invención del comienzo: vacío, desierto y ficción
AUTOR(ES)
Neuburger, Ana
FONTE
Alea: Estudos Neolatinos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2023
RESUMO
Resumo Este trabalho explora a maneira como a crítica literária questiona as relações entre deserto, vazio e imaginação, a partir da noção moderna de paisagem. Com base nas contribuições teórico-críticas de F. Rodríguez, J. Andermann, J. Uriarte, indagamos sobre as operações estéticas que expõem a crise contemporânea da forma da paisagem e suas derivadas críticas em torno da imaginação. Para isso, trabalhamos em Un episodio en la vida del pintor viajero (2015), um retorno ao deserto que imagina e com ele reinicia a imagem de um novo território, mas também a invenção de um olhar que reconfigura os sentidos da paisagem e suas relações com a natureza. Entre a alucinação e o transe, a ficção de Aira testa novas relações em torno da percepção e descobre ali uma série de procedimentos que imaginam outro começo e removem as bases da fundação.
Documentos Relacionados
- La invención del neutrino: un análisis epistemológico
- Girolamo Fracastoro y la invención de la sífilis
- 4. Johannes Gutenberg y la invención de la imprenta
- La invención de la imprenta y los libros incunables
- Book review: GARCÍA-CARPINTERO, Manuel. Relatar lo Ocurrido como Invención: Una Introducción a la Filosofía de la Ficción Contemporánea (Madrid: Ediciones Cátedra, 2016).