JUVENTUDES E ESTILOS DE VIDA: sociabilidades no bairro Siqueira Campos. / YOUTHS AND LIFESTYLES: sociability in the neighborhood Siqueira Campos.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/06/2012

RESUMO

Localizado na Zona Oeste da cidade de Aracaju, Estado de Sergipe, Brasil, porta de entrada e saída da capital, o Aribé como também é conhecido o eclético Bairro Siqueira Campos, já foi considerado em décadas passadas uma área insalubre, de criminalidade e prostituição. Ao longo da década de oitenta, do século vinte, o Siqueira Campos passou a ser o maior bairro, em termos populacionais, da cidade de Aracaju. Além de um bairro residencial, as práticas que aí se estabeleceram, paulatinamente, foram cedendo espaço para uma ampla atividade comercial e de lazer, no qual determinados estilos de vida são praticados através do consumo e da circulação de bens culturais específicos, que se dão por meio da socialização de modos de vida distintos. Esta Dissertação objetiva analisar os processos de identificação e diferenciação realizados pelas populações juvenis nos usos dos lugares de lazer e sociabilidades no Bairro Siqueira Campos, a partir de construtos de estilos de vida associados à música, o que implica a investigação sobre as práticas e os consumos de determinados bens ligados às culturas juvenis. Para tal, a investigação segue a estudar quatro grupos juvenis de maior reconhecimento no bairro e que autoidentificam-se como galera do rock, do reggae, do hip hop e pagodeiros.

ASSUNTO(S)

estilos de vida processos de identificação bairro siqueira campos culturas juvenis antropologia lifestyles identification processes bairro siqueira campos youth culture

Documentos Relacionados