Juarez Paraiso:estruturação,abstração e expressão nos anos 1960

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação aborda a abstração como recurso estilístico utilizado por alguns artistas baianos, especificamente a criação de arte abstrata produzida na década de 1960, em Salvador, Bahia, por Juarez Paraiso. Pertencente à segunda geração modernista da Bahia, esse artista teve uma importância fundamental na divulgação da linguagem abstrata, através da pesquisa, do ensino, de exposições e da criação de arte, destacando-se perante os demais artistas daquela geração. A pesquisa teve como objetivo geral investigar a produção abstrata de Juarez Paraiso dos anos 1960 e como objetivos específicos: verificar possíveis influências do ambiente sócio econômico-cultural de Salvador, assim como de características barrocas em sua poética abstrata; conhecer a produção abstrata de alguns artistas baianos contemporâneos de Juarez Paraiso; analisar estilisticamente seus trabalhos abstratos; e investigar sua contribuição à arte baiana e brasileira, de tendência abstrata, pela comparação com outros artistas não-objetivos do período. Utiliza como metodologia uma combinação dos métodos de Análise e síntese e Psicologia da forma (Gestalt), aliados aos conhecimentos da Fenomenologia através da obra de Merleau-Ponty e da metodologia Compreensiva. A metodologia abrange, ainda, a valorização da História oral com depoimentos do artista. Destaca a produção de arte abstrata de dois pioneiros da primeira geração modernista baiana, assim como dos artistas da segunda geração. Como resultados das análises desenvolvidas, a dissertação aponta as heranças modernista e baiana que influenciaram a trajetória artística de Juarez Paraiso e enfoca a abstração como recurso expressivo que caracterizou e possibilitou à geração de sessenta contrapor o regionalismo defendido pela geração modernista precedente. Apresenta ainda as características de dinamismo, organicidade e sensualidade presentes na produção de Juarez Paraiso, comenta sua poética visual (seus estilos e técnicas) tomando por base três conjuntos com características estilísticas diferenciadas. Destaca a utilização da linha como elemento básico das composições e sua relação com os demais elementos plásticos e identifica a contribuição do artista à arte brasileira. Conclusivamente, a dissertação aponta a concomitância e complementaridade entre Formalismo e Informalismo encontrada na maioria das obras abstratas do artista, o que invalida a dicotomia Formal/Informal normalmente estabelecida em estudos sobre abstração.Como conseqüência das análises das obras do artista e de outros, ficou evidente,em termos qualitativos, que sua criação abstrata equipara-se às de Betty King e Adam Firnekaes. Em relação aos demais de sua geração que trabalharam com abstração, Juarez Paraiso sobressai-se pela originalidade de sua pesquisa, pelas novas soluções técnicas desenvolvidas e pela duração temporal de sua produção. Palavras-chave: Arte abstrata. Arte baiana. Década de 1960. Modernismo na Bahia.Juarez Paraiso. Segunda geração modernista.

ASSUNTO(S)

modernismo na bahia década de 1960 arte abstrata abstract art second modernist generation segunda geração modernista artes plasticas arte baiana bahian modernism juarez paraiso decade of 1960 bahian art juarez paraiso

Documentos Relacionados