Isomorfismo Normativo - Institucionalização e Estratégias: o exemplo da propriedade industrial para as empresas da indústria farmacêutica. / Normative Isomorphism Institutionalization and strategies: the Brazilian pharmaceutical industry firms patents deposits example.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A tese apresenta o isomorfismo normativo das regras que regulam as atividades econômicas e financeiras como o resultado da evolução institucional. Esta análise foi feita sob a perspectiva da sociologia e da economia institucional. O estudo se desenvolve em três etapas: (i) a abordagem sociológica, sob a teoria de Weber, Braudel e Arrighi - estrutura institucional do estado, economia-mundo e dinâmica da riqueza mundial, destacando o conceito de hegemonia de Gramsci e a organicidade da malha social segundo Elias, (ii) a abordagem intermediária da economia institucional, sob a teoria de Hodgson, Nelson e Pawell &DiMaggio - desenvolvimento tecnológico e institucionalização organizacional, e (iii) o foco acerca da conveniência de normas isomórficas para as atividades econômicas e estratégicas, sob a teoria de Possas e Coriat - estruturas industriais e vantagens comparativas institucionais. Os efeitos da nova Lei de Propriedade Industrial sobre os depósitos de patentes das empresas da indústria farmacêutica no Brasil consubstanciam o exemplo da construção teórica da tese.

ASSUNTO(S)

isomorfismo normativo institutional comparative strategies vantagens comparativas institucionais economia pharmaceutical industry. iindústria ffarmacêutica. normative isomorphism

Documentos Relacionados