Isolamento e purificação de glicoproteínas de Trypanossoma cruzi (epimastigota) / Isolation and purification of glycoproteins from Trypanosoma cruzi (epimastigotes)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/11/1974

RESUMO

Forma epimastigotas de T. cruzi são aglutinadas especificamente por baixas concentrações de concanavalina A. A aglutinação é linear com o tempo até aproximadamente10 minutos, para um número de células maior que 1 x 108 células/ml. Nessas condições a aglutinação é dependente da concentração de con A. As formas tripomastigotas sanguícolas e matecíclicas não são aglutináveis por con A. O complexo glicoproteico isolado de formas epimastigotas de T. cruzi por tratramentofenólico de extrato celular, apresenta na sua composição ácida siálico, glicosamina, galactose, glicose e manose, além de xilose em algumas frações. Os aminoácidos constituintes são principalmente lisina, ácido aspártico (e/ou asparagina), alanina, treonina, ácido glutâmico (e/ou glutamina). serina, prolina e glicina. Esse complexo pode ser separado em três componentes em colunas de DEAE-celulose. Dois desses componentes, selecionados para estudo, inibem a reação de aglutinação por con A das formas epimastigotas, assim como a fração não cromatografada. Essas frações isoladas fornecem quatro componentes glicoproteicos por eletroforese em gel de poliacrilamida na presença de SDS.

ASSUNTO(S)

biochemistry bioquímica epimastigota epimastigote galactofuranose galactofuranose glicoproteínas glycoproteins trypanosoma cruzi trypanosoma cruzi

Documentos Relacionados