Informação, redes sociais e a construção de políticas públicas para o meio ambiente em Minas Gerais: A (re) configuração discursiva da Meta 2010

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/12/2010

RESUMO

A presente pesquisa contempla a análise do processo de reconfiguração discursiva no âmbito da construção de políticas públicas para o meio ambiente. Fazendo uso da Meta 2010 como cenário empírico, esse estudo se propôs a estudar a ligação da consolidação dessas políticas com a mobilização social, o acesso à informação e à comunicação, e a forma pela qual os atores envolvidos nesse processo se organizam discursivamente, destacando, nessa organização, a relação existente entre discurso, poder e identidade coletiva. Considerada uma iniciativa modelo de formação de uma política pública, a Meta 2010 configura-se como uma proposta criada pela sociedade civil, que, representada pelo Projeto Manuelzão, um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, conseguiu transformar a proposta de revitalização da Bacia do Rio das Velhas em uma política pública do Estado de Minas Gerais. Para identificar a estrutura discursiva da Meta 2010, fezse uso da análise de rede social e da análise de discurso como ferramentas metodológicas. A análise de rede social contribuiu para identificar as centralidades discursivas da rede política formada para gerenciar a Meta 2010, enquanto a análise do discurso colocou em evidência a forma pela qual essas centralidades estruturavam seus discursos sobre a mesma. O presente estudo concluiu que ao longo dos sete anos de sua existência, a Meta 2010 sofreu diversas reconfigurações discursivas pelas comunidades discursivas das centralidades identificadas. As análises evidenciaram o processo discursivo de transformação pelo qual a Meta 2010 deixou de ser uma proposta da sociedade civil, passou a ser uma política pública do Estado de Minas Gerais e se transformou em uma nova meta intitulada Meta 2014. Ao evidenciar esse processo de transformação, o estudo apontou pontos de contato e de distanciamento entre os discursos analisados, capazes de sugerir traços discursivos que as diferenciavam entre si.

ASSUNTO(S)

ciência da informação teses. políticas públicas. aspectos ambientais. teses redes de relações sociais teses análise do discurso teses identidade social teses.

Documentos Relacionados