Influência do uso de jogos do Microsoft Kinect® sobre o desempenho motor e funcional de criança com transtorno do desenvolvimento de coordenação

AUTOR(ES)
FONTE

Cad. Bras. Ter. Ocup.

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/11/2019

RESUMO

Resumo: Introdução Boa coordenação motora é essencial para que crianças sejam capazes de desempenhar diversas atividades cotidianas na escola, em casa e em outros ambientes sociais. Algumas crianças, no entanto, apresentam Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) o que dificulta tais atividades. Abordagens de realidade virtual (RV) vêm sendo utilizadas em diversos contextos da reabilitação, com destaque para o uso de jogos baseados no movimento. Objetivo Investigar a influência do uso de jogos do Microsoft Kinect® sobre o desempenho motor e funcional de uma criança de 8 anos, com TDC, com treinamento individual. Método Antes e após o treino, a coordenação motora, o condicionamento físico, o equilíbrio e o desempenho funcional nas atividades selecionadas foram avaliados com uso do Questionário de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ-Brasil), do Movement Assessment Battery for Children -2ª edição (MABC-2), do Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) e do teste de caminhada de 2 minutos. Resultados A criança obteve ganho clinicamente significativo nos resultados da COPM, aumento na pontuação nos itens relacionados à habilidades motora grossa no DCDQ-Brasil, bem como melhora no condicionamento físico durante a intervenção, que não foram mantidos na fase pós-intervenção, sugerindo que jogos do Microsoft Kinect® devem ser melhor explorados como estratégia terapêutica para crianças com TDC. Conclusão As limitações do estudo de caso são discutidas com vistas a subsidiar estudos futuros.Abstract: Introduction A good motor coordination is essential to children to be able to perform daily activities at school, at home, and in other social environments. However, some children have Developmental Coordination Disorder (DCD), which makes it difficult to perform these activities. As a new approach, virtual reality is being used in different rehabilitation contexts, with an emphasis on the use of motion-based games. Objective The aim of this case study was to investigate the influence of the use of Microsoft Kinect® games on the motor and functional performance of an eight years old child with DCD, trained individually. Method Pre and post-assessment of motor coordination, physical fitness, balance, and functional performance in selected activities were conducted using the Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brazil), the Movement Assessment Battery for Children, 2nd edition (MABC-2), the Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), the Canadian Occupational Performance Measure (COPM), and the 2-minute walk test. Results The child presented clinically significant gains in the COPM, increased scores on items related to gross motor skills in the DCDQ-Brazil, as well as improvement in physical conditioning during the intervention, which was not maintained in the post-intervention phase, suggesting that the use of Microsoft Kinect® games should be further explored as therapeutic strategy for children with DCD. Conclusion The limitations of the case study are discussed as a means to subsidize future studies.

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