INFLUÊNCIA DE FILME PLÁSTICO, ADUBAÇÃO, ESPAÇAMENTO E INTERVALO DE COLHEITA NA BIOMASSA E NO ÓLEO ESSENCIAL DE GERÂNIO (PELARGONIUM GRAVEOLENS LHÉR). / INFLUENCE OF PLASTIC MULCH, FERTILIZING, SPACING AND HARVEST INTERVALS ON BIOMASS AND ESSENTIAL OIL OF GERANIUM (PELARGONIUM GRAVEOLENS LHÉR).

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/02/2011

RESUMO

O óleo essencial de gerânio (Pelargonium graveolens LHer) é amplamente usado em sabonetes, nas indústrias de perfumaria e cosméticos. Há um déficit na produção do óleo essencial de gerânio pelo mundo e assim tornou-se necessário o investimento em pesquisas que garantam o aumento da produção mundial de gerânio. O objetivo do presente trabalho foi de avaliar a influência do uso de diferentes cores de filme plástico, tipos de adubação, espaçamentos de plantio e intervalos de colheita na biomassa e no óleo essencial de gerânio. Dois ensaios foram conduzidos. No primeiro ensaio avaliou-se o efeito de diferentes cores de filme plástico e tipos de adubação e no segundo avaliou-se o efeito de diferentes espaçamentos de plantio e intervalos de colheita. As variáveis avaliadas foram: sobrevivência, altura de plantas, diâmetro de copas, massa fresca e seca de folhas e caules, teor e rendimento de óleo essencial e os teores dos seguintes compostos majoritários: geraniol, citronelol, formiato de citronelil, linalol, 6,9-guaiadieno, formiato de geranila, geranial e iso-mentona. No primeiro ensaio a ausência de filme plástico resultou na redução significativa para praticamente todas as variáveis e o uso de esterco bovino, isolado ou combinado com NPK (3-12-6), resultou em valores mais elevados em boa parte das variáveis. Para o cultivo de gerânio pode se recomendar o uso de filme plástico, preferencialmente de cor preta que é mais barato, espaçamento de plantio de 50 x 50 cm e os intervalos de colheita da parte aérea de oito semanas.

ASSUNTO(S)

pelargonium graveolens filme plástico adubação espaçamento intervalos de colheita agronomia pelargonium graveolens plastic mulch fertilizing spacing harvest interval

Documentos Relacionados