Influência da simulação da temperatura dental no grau de conversão e cinética de polimerização de cimentos resinosos autodesisivos expostos a diferentes modos de ativação. / Simulating the influence of temperature on dental conversion degree and kinetics of polymerisation of resin cements autodesisivos exposed to different modes of activation.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/02/2012

RESUMO

Este estudo avaliou o grau de conversão (GC) de duas marcas comerciais de cimentos resinosos autoadesivos (CRA), polimerizados em diferentes valores de temperaturas dentais e sob diversas condições de ativação, utilizando Espectroscopia Infravermelha com Transformada de Fourier (FTIR). RelyX U100 (U100, 3M ESPE) e Maxcem Elite (MX, Kerr Corporation) foram aplicados a 25C em uma superfície horizontal de uma unidade de reflectância total atenuada (ATR), a 25C ou aquecidos a 28C e 32C e anexado a um espectrômetro infravermelho. Os produtos foram polimerizados usando uma de três condições: a exposição à luz direta através de uma lâmina de vidro (LV), de um disco de 1,5 mm de espessura de cerâmica (EMAX, A2, Ivoclar Vivadent), ou exposto a auto-polimerização (AP). Espectros FTIR foram registrados por 12 min (1 espectro/s, 16 varreduras/espectro, resolução 4 cm-1) imediatamente após a aplicação na ATR. O GC foi calculado usando as técnicas padrão observando assim as mudanças nas cadeias alifáticas e aromáticas nos picos de 12 min pré-e pós-polimerização, num intervalo de 1 s. Os dados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey (p = 0,05) (n = 7). Nas temperaturas dentais, o GC aumentou significativamente em todos os grupos do MX e nos grupos EMAX e AP do U100. Para MX, o grupo AP exposto à temperatura dental apresentou valores do GC semelhantes aos grupos EMAX. Para U100, grupos EMAX mostraram valores mais elevados do que os grupos AP independentemente da temperatura. O perfil baseado no tempo de conversão variou de acordo com a modalidade do produto, temperatura e tipos de polimerização. A temperatura dental, pode aumentar o GC dos cimentos resinosos auto adesivos mesmo em condições escassas de luz.

ASSUNTO(S)

temperatura dental grau de conversão polimerização e cimento resinoso. resin cements polymerization tooth temperature degree of conversion. odontologia

Documentos Relacionados