Influência antrópica na qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio São Miguel, Carste do Alto São Francisco, Minas Gerais

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A qualidade da água foi avaliada na bacia hidrográfica do rio São Miguel localizada em região cárstica na alta bacia do rio São Francisco. Foram identificadas as principais fontes de poluição hídrica visando evidenciar as relações entre as atividades humanas desenvolvidas na área e suas influências na qualidade das águas superficiais. Mensalmente durante um ano foram monitorados 13 parâmetros de qualidade de água em 5 pontos de coleta localizados no curso fluvial principal da bacia. Também foram feitas análises para detectar metais pesados em amostras de águas provenientes de outros ambientes hídricos cársticos. O mapeamento de uso do solo realizado com a classificação de imagem de sensoriamento remoto. Foram coletadas amostras em nascentes para establecer um nível de base da qualidade das águas naturais. Os dados hidrológicos da rede hidrometereológica nacional e de qualidade da água do monitoramento estadual foram utilizados para interpretação dos resultados. Os resultados das análises mostram que o fator de poluição mais evidente é o lançamento de esgotos da ocupação urbana, que apesar de representar pequena extensão areal na bacia é responsável pela contaminação microbiológica ocasionando casos de esquistossomose, doença de veiculação hídrica concentrada no trecho médio do rio. A paisagem rural é a predominante na área, constituída pelos campos utilizados para agropecuária e agricultura em toda bacia. O efeito destas atividades se fez mais evidente no período das chuvas em função da erosão do solo e conseqüente aumento da turbidez e coliformes na água, piorando sua qualidade nos trechos do alto e baixo curso do rio. A mineração de rochas carbonáticas do carste, tem na calcinação o processo responsável pela volatização de metais pesados na atmosfera. O resultado mais significativo foi a presença de cádmio na água, identificada de forma pontual, sem padrão de distribuição definido nas águas da bacia. Indicando a necessidade da geração de quantidade maior de dados e estudos sobre metais tóxicos nas águas. Os coliformes termotolerantes, o fósforo total, o oxigênio dissolvido, a turbidez e o zinco total foram os parâmetros que se apresentaram em desconformidade com padrões de concentrações estabelecidos na legislação brasileira para usos diversos da água. Notadamente há comprometimento para a balneabilidade no trecho médio do rio. O Índice de Qualidade da Água foi calculado utilizando 9 parâmetros mensalmente para cada trecho do rio monitorado. Os resultados da pesquisa foram comparados com os dados de IQA gerados pelo Estado de Minas Gerais para o rio, e situou no nível médio a qualidade mais freqüente das águas do rio São Miguel.

ASSUNTO(S)

carste teses. são francisco, rio, bacia do teses . agua qualidade teses. são miguel, rio, bacia (mg) teses. agua poluição teses.

Documentos Relacionados